Ir para o conteúdo.

Página de consulta da API Dados Abertos

Dados Abertos

Se você precisa de dados selecionados, um pouco de cada vez, conheça e experimente aqui mesmo a nova API RESTful, suas URLs para acesso aos dados, seus parâmetros de busca e as estruturas de dados retornadas.

Se você prefere fazer download de conjuntos completos (e grandes) de dados de uma só vez, para selecionar e processar no seu computador, visite a seção de Arquivos e escolha o formato mais apropriado para você.

Bom trabalho e divirta-se!

Página de Downloads de Arquivos

Despesas pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar

Dados sobre as despesas cobertas pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar de cada deputado desde 2008.

Os arquivos são separados por ano de ocorrência da despesa. As versões em XML, JSON e CSV são comprimidas em formato ZIP. A URL de acesso de cada arquivo tem o formato http://www.camara.leg.br/cotas/Ano-{ano}.{formato}[.zip], em que:

  • {ano} é o ano de apresentação das proposições
  • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml
  • [.zip] só deve ser usado se {formato} for “xml”, “json” ou "csv"

Observação: Esses arquivos não seguem os mesmos padrões de nomenclatura, identificadores e organização dos demais arquivos desta página. Por compatibilidade, eles mantêm as características de arquivos anteriormente publicados pela Câmara, que foram apenas separados por ano e codificados em UTF-8.

Atualização diária.


Por ano

Ano XML+ZIP JSON+ZIP CSV+ZIP XLSX (Excel) ODS (OpenOffice)
2020 XML JSON CSV XLSX ODS
2019 XML JSON CSV XLSX ODS
2018 XML JSON CSV XLSX ODS
2017 XML JSON CSV XLSX ODS
2016 XML JSON CSV XLSX ODS
2015 XML JSON CSV XLSX ODS
2014 XML JSON CSV XLSX ODS
2013 XML JSON CSV XLSX ODS
2012 XML JSON CSV XLSX ODS
2011 XML JSON CSV XLSX ODS
2010 XML JSON CSV XLSX ODS
2009 XML JSON CSV XLSX ODS
2008 XML JSON CSV XLSX ODS


Proposições

Proposições por ano de apresentação

Arquivos em que cada registro contém dados sobre uma proposição apresentada à Câmara dos Deputados para deliberação, como identificador universal (URI), sigla, número, ano, ementa, temas e keywords, informações sobre a tramitação mais recente, proposições a que se relacionam, etc.

Atualmente existem registros de algumas das proposições que tramitaram na Câmara entre 1934 e 1945. De 1946 até 2000, estão cadastradas as proposições de tipos que poderiam se tornar (ou se tornaram) leis e normas jurídicas. Para os anos de 2001 em diante, há dados sobre todas as proposições tramitadas na Câmara.

As propostas de emenda à Constituição de 1967 só tramitavam de forma conjunta no Congresso, e por isso não são cadastradas como proposições tramitadas na Câmara.

Atualização diária.

    Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/proposicoes/{formato}/proposicoes-{ano}.{formato}, em que:

    • {ano} é o ano de apresentação das proposições
    • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

    Classificação temática das proposições

    Nestes arquivos, separados por ano de apresentação das proposições, cada registro corresponde a uma área temática na qual uma proposição foi classificada pelo Centro de Documentação e Informação da Câmara. Estão presentes os identificadores mínimos de proposições e de temas. A lista dos temas existentes e seus códigos pode ser obtida na API do Dados Abertos em JSON e XML.

    É importante observar muitas proposições são relacionadas a mais de um tema. Nestes casos, os arquivos trazem múltiplas linhas/entradas com os mesmos identificadores da proposição, uma para cada área temática associada à proposição.

    Atualização diária.

      Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/proposicoesTemas/{formato}/proposicoesTemas-{ano}.{formato}, em que:

      • {ano} é o ano de apresentação das proposições
      • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

      Autores das Proposições por ano de apresentação

      Arquivos, separados pelo ano de apresentação das proposições, que relacionam identificadores básicos de proposições a identificadores básicos de autores.

      Cada proposição pode ter mais de um autor, e nem sempre esses autores são parlamentares. Para os autores que são deputados ou órgãos da Câmara, existem identificadores universais (URIs). Uma mesma proposição pode ser listada várias vezes, uma vez para cada autor.

      Pelo Regimento da Câmara, todos os que assinam uma proposição são considerados autores (art. 102), tanto como proponentes quanto como apoiadores. Mas só o primeiro signatário pode escrever a justificativa (art. 102) e falar sobre a proposição durante votações (art. 192).

      Atualização diária.

        Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/proposicoesAutores/{formato}/proposicoesAutores-{ano}.{formato}, em que:

        • {ano} é o ano de apresentação das proposições
        • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

        Frentes Parlamentares

        Todas as frentes

        Dados sobre todas as frentes parlamentares formalmente registradas na Câmara dos Deputados desde 2003.

        As frentes são formadas por deputados e senadores de diferentes partidos que se unem em prol de um determinado assunto. São mais ou menos próximas do que popularmente se conhece como "bancada". As frentes não são órgãos, nem podem ter estrutura própria na Câmara.

        Atualização diária.

          Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/frentes/{formato}/frentes.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


          Deputados das frentes

          Arquivo, em diferentes formatos, em que os identificadores básicos de cada frente parlamentar são vinculados aos identificadores básicos dos deputados que foram cadastrados como seus integrantes, por terem sido signatários do pedido de criação da frente. São listados os integrantes das frentes criadas a partir do ano de 2010, na legislatura 54.

          Atualização diária.

            Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/frentesDeputados/{formato}/frentesDeputados.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


            Legislaturas

            Todas as legislaturas

            Lista com os identificadores de todos os períodos de trabalho da Câmara desde sua criação em 1827. De forma simplificada, pode-se dizer que esses períodos vão da posse de um grupo de deputados até a véspera da posse do grupo de deputados seguinte. A duração desses períodos é de 4 anos desde a Constituição de 1988, mas teve variações ao longo do tempo.

            Para cada legislatura, são fornecidas as datas de início e fim, bem como o ano em que ocorreu a eleição dos parlamentares.

            Atualização diária.

              Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/legislaturas/{formato}/legislaturas.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


              Mesas diretoras

              Lista dos integrantes da Mesa Diretora da Câmara desde a legislatura 51 (1999), com os identificadores de deputados, cargos e datas de início e fim de ocupação desses cargos.

              No período a que se referem os dados, há duas formações da Mesa Diretora a cada legislatura – ou seja, cada composição da Mesa tem um mandato de dois anos.

              Atualização diária.

                Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/legislaturasMesas/{formato}/legislaturasMesas.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


                Órgãos

                Todos os órgãos da Câmara

                Lista com identificadores e dados sobre Plenário, Mesa Diretora, comissões permanentes e temporárias, CPIs, conselhos e demais órgãos da Câmara existentes ou já extintos na Câmara dos Deputados.

                Entre as informações disponíveis estão siglas, nomes oficiais e apelidos, datas de criação e instalação, salas de funcionamento, entre outras.

                Atualização diária.

                  Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/orgaos/{formato}/orgaos.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


                  Deputados membros dos órgãos

                  Arquivos com identificadores básicos de órgãos da Câmara e dos deputados que foram seus integrantes, com os cargos que cada um ocupou (inclusive de suplência) e as datas de início e fim do período de exercício de cada cargo.

                  Os arquivos são separados por legislatura, e até o momento estão disponíveis dados a partir da legislatura 51, iniciada em 2003.

                  Atualização diária.

                    Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/orgaosDeputados/{formato}/orgaosDeputados-L{legislatura}.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”, e {legislatura} é o número identificador de uma legislatura da Câmara.


                    Deputados

                    Todos os deputados

                    Lista com identificadores e informações sobre todos os parlamentares que já estiveram em exercício em algum momento na história da Câmara. Entre os dados disponíveis, estão o identificador universal (URI) de cada parlamentar, a primeira e a última legislatura das quais o parlamentar participou, nome parlamentar e nome civil, data e local de nascimento.

                    Atualização diária.

                      Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/deputados/{formato}/deputados.{formato}, em que {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.


                      Eventos

                      Eventos por ano

                      Lista com identificadores e informações diversas sobre as reuniões, sessões, audiências, seminários e outros eventos realizados pelos diversos órgãos legislativos da Câmara, inclusive eventos já agendados e não ocorridos. Os arquivos são separados por ano de realização dos eventos. Entre os dados, estão datas de início e fim, tipo de evento, local e descrições em texto livre.

                      Atualização diária.

                        Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/eventos/{formato}/eventos-{ano}.{formato}, em que:

                        • {ano} é o ano de realização do evento
                        • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

                        Eventos e seus órgãos realizadores por ano

                        Lista que liga identificadores de eventos aos identificadores dos órgãos que os realizaram. Cada registro desses arquivos identifica um evento e um órgão que o sediou. É comum que eventos como audiências públicas sejam realizados conjuntamente por mais de um órgão, e por isso é possível haver mais de um registro para um mesmo evento.

                        Arquivos separados por ano de realização dos eventos. As informações completas sobre cada evento e cada órgão podem ser obtidas nos demais conjuntos de arquivos e na API do Dados Abertos.

                        Atualização diária.

                          Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/eventosOrgaos/{formato}/eventosOrgaos-{ano}.{formato}, em que:

                          • {ano} é o ano de realização do evento
                          • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

                          Deputados presentes em cada evento

                          Lista que liga os identificadores de eventos aos identificadores dos deputados que marcaram presença nos eventos realizados.

                          No caso de eventos futuros já cadastrados, são listados os identificadores dos deputados que, por serem membros dos órgãos realizadores, são esperados como participantes dos eventos.

                          Os arquivos são separados pelo ano de realização dos eventos. As informações sobre os eventos e sobre os deputados podem ser obtidas nos demais conjuntos de arquivos e na API do Dados Abertos.

                          Atualização diária.

                            Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/eventosPresencaDeputados/{formato}/eventosPresencaDeputados-{ano}.{formato}, em que:

                            • {ano} é o ano de realização do evento
                            • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

                            Requerimentos de realização de eventos

                            Lista que liga os identificadores de eventos aos identificadores dos requerimentos.

                            Eventos como as audiências públicas das comissões são realizados em decorrência da aprovação de um ou mais requerimentos, que são um tipo específico de proposições. Os arquivos deste conjunto permitem identificar os requerimentos de realização de cada evento de um determinado ano.

                            Atualização diária.

                              Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/eventosRequerimentos/{formato}/eventosRequerimentos-{ano}.{formato}, em que:

                              • {ano} é o ano de realização do evento
                              • {formato} pode ser “csv”, “xlsx”, "ods", “json” ou “xml”.

                              Votações

                              Votações realizadas a cada ano

                              Identificadores e informações sobre as votações das comissões e do Plenário da Câmara, por ano em que tenham ocorrido. Para cada votação, há a data informada, data e hora de registro nos sistemas da Câmara, descrição do resultado da votação, identificadores do Órgão e do Evento, um indicador que diz se a votação resultou em aprovação ou não da proposição votada, um placar resumido e, se disponíveis, dados sobre a abertura de votação e a apresentação de proposição que tenham ocorrido logo antes da votação.

                              Atualização diária.

                                Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/votacoes/{formato}/votacoes-{ano}.{formato}, em que:

                                • {ano} é o ano de ocorrência das votações, em quatro dígitos
                                • {formato} pode ser "csv", "xlsx", "ods", "json" ou "xml".


                                Orientações de bancadas por votação

                                Para votações de qualquer tipo, os Partidos e Blocos, bem como as lideranças de Governo, Minoria, Maioria e Oposição, podem recomendar a seus Deputados que votem de um jeito ou de outro, ou podem "liberar a bancada". Estes arquivos, separados por ano de ocorrência das votações, trazem dados para identificação das votações e de cada bancada. Por enquanto, só estão disponíveis dados sobre orientações de votações realizadas no Plenário.

                                Atualização diária.

                                  Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/votacoesOrientacoes/{formato}/votacoesOrientacoes-{ano}.{formato}, em que:

                                  • {ano} é o ano de ocorrência das votações, em quatro dígitos
                                  • {formato} pode ser "csv", "xlsx", "ods", "json" ou "xml".


                                  Voto de cada parlamentar

                                  Separados por ano de ocorrência das votações, estes arquivos têm, em cada linha/registro, identificadores de uma votação, os identificadores básicos de cada Deputado, o voto (ou posicionamento de obstrução) registrado pelo parlamentar e o horário de registro do voto.

                                  Embora os registros de votos por parlamentar só sejam válidos nas votações nominais, para algumas votações simbólicas também existem registros, feitos principalmente quando parlamentares fazem questão de manifestar seus posicionamentos.

                                  Atualização diária.

                                    Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/votacoesVotos/{formato}/votacoesVotos-{ano}.{formato}, em que:

                                    • {ano} é o ano de ocorrência das votações, em quatro dígitos
                                    • {formato} pode ser "csv", "xlsx", "ods", "json" ou "xml".


                                    Proposição objeto de cada votação

                                    Cada votação é uma decisão sobre uma e somente uma Proposição, que no Dados Abertos é o chamado objeto da votação. Muitas vezes, porém, a proposição que realmente é votada não é identificada, e em alguns casos não é nem mesmo cadastrada.

                                    Nestes arquivos, separados por ano de ocorrência das votações, cada linha/registro traz os identificadores de uma votação e de uma Proposição cadastrada que, pelos dados disponíveis, pode ter sido o objeto dessa votação. Para cada votação, podem existir várias proposições listadas como "possível objeto", e, principalmente nas votações do Plenário, a proposição realmente votada pode não ser qualquer uma delas.

                                    Atualização diária.

                                      Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/votacoesObjetos/{formato}/votacoesObjetos-{ano}.{formato}, em que:

                                      • {ano} é o ano de ocorrência das votações, em quatro dígitos
                                      • {formato} pode ser "csv", "xlsx", "ods", "json" ou "xml".


                                      Proposições afetadas por votação

                                      Quando alguém fala algo como "a votação do PL 1234", o significado no Dados Abertos é "as várias votações de proposições relacionadas ao PL 1234". O tal PL 1234 é, portanto, a proposição afetada por essas votações.

                                      Nestes arquivos, separados por ano de realização das votações, são listados os identificadores básicos de cada votação e de cada Proposição afetada por ela. É normal uma votação gerar efeitos em mais de uma proposição. Quando existente, é fornecido um campo com um texto descritivo do efeito gerado pela votação sobre a proposição.

                                      Atualização diária.

                                        Caminho para download: http://dadosabertos.camara.leg.br/arquivos/votacoesProposicoes/{formato}/votacoesProposicoes-{ano}.{formato}, em que:

                                        • {ano} é o ano de ocorrência das votações, em quatro dígitos
                                        • {formato} pode ser "csv", "xlsx", "ods", "json" ou "xml".