Ir para o conteúdo.

Gráfico de despesas em OpenOffice Calc

Gráfico de despesas de deputados em OpenOffice Calc

O OpenOffice, como seu irmão LibreOffice, é gratuito, livre e disponível para vários sistemas operacionais. Aqui você poderá saber, em vídeo, todos os passos necessários para usar os Dados Abertos sobre despesas parlamentares no Calc, a planilha eletrônica do OpenOffice.

Primeiras coisas primeiro: se você ainda não encontrou, veja onde estão os arquivos das despesas parlamentares para o OpenOffice Calc no portal do Dados Abertos.


O recurso de "tabelas dinâmicas" do OpenOffice Calc não é tão amigável quanto o do MS-Excel, mas o segundo vídeo mostra como que ele pode ser usado, com o arquivo de despesas dos deputados em 2016, para gerar uma tabela que mostra quanto cada deputado gastou da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar em cada mês e no total anual.


Um pequeno aperfeiçoamento na tabela dinâmica do vídeo anterior cria um menu em que pode ser escolhido um estado (ou o DF) para selecionar os parlamentares listados. Com essa mudança, podemos criar um gráfico dinâmico com os totais de gastos de cada deputado por unidade da federação.

Narração: Fabricio Rocha
Direção: Gustavo Vasconcelos
Edição e grafismos: Roilson Tavares


Voltar à Central de Tutoriais