Ir para o conteúdo.

Central de Tutoriais

Central de Tutoriais

O que você quer fazer com o Dados Abertos? Com qual programa? Com qual linguagem?
Não importa se você é ou não é programador: aqui você pode encontrar a ajuda que está precisando, em forma de vídeos, explicações e exemplos, do mais simples ao mais avançado.

Cota Parlamentar: o significado de cada campo
Atualizado em 27/12/2023, 10h46

As informações sobre o uso da Cota para Exercício da Atividade Parlamentar estão entre as mais antigas e mais utilizadas do Dados Abertos, mas não seguem os mesmos padrões dos outros endpoints e arquivos. Veja aqui o que já foi explicado sobre cada dado de uma despesa.


Votações no Dados Abertos: o que você precisa saber
Atualizado em 03/03/2020, 16h49

Proposições acessórias e principais, objeto de votação, resultados simbólicos e nominais, orientação de bancada... Entenda aqui os dados sobre votações da Câmara publicados pelo Dados Abertos – e suas limitações – para tirar o melhor proveito deles em suas aplicações.


Gráfico de despesas de deputados em OpenOffice Calc
Atualizado em 10/05/2017 15h28

Uma sequência de tutoriais em vídeo mostra todas as etapas — do download até a decoração — para fazer, com o OpenOffice Calc, um gráfico interativo para totalizar e comparar as despesas dos deputados de cada estado.


MS-Excel: de dados puros a um gráfico dinâmico
Atualizado em 06/04/2017 9h58

Em dois minutinhos, você pode baixar um arquivo do Dados Abertos e transformar em um gráfico interativo para, por exemplo, comparar gastos de deputados no Excel, graças ao poderoso recurso das "tabelas dinâmicas".


JS: Um pouco de cada vez
Atualizado em 09/11/2017, 11h58

A nova API do Dados Abertos entrega dados em XML e JSON de forma paginada. Neste tutorial, você pode saber mais sobre como funciona o mecanismo de paginação, e ver um exemplo em HTML e JavaScript com uma forma de juntar os resultados de diferentes requisições em um só conjunto de dados.


Corrigindo a acentuação nos arquivos CSV
Atualizado em 02/03/2017 14h23

Letras e símbolos estranhos em um arquivo do Dados Abertos? Veja como contornar esse problema no Windows para usar um arquivo CSV no MS-Excel e no LibreOffice Calc.