Ir para o conteúdo.

MS-Excel: de dados puros a um gráfico dinâmico

MS-Excel: de dados puros a um gráfico dinâmico

Em dois minutinhos, você pode baixar um arquivo do Dados Abertos e transformar em um gráfico interativo para, por exemplo, comparar gastos de deputados no Excel, graças ao poderoso recurso das "tabelas dinâmicas".

É possível que o Microsoft Excel seja o programa de computador mais utilizado do mundo para análise e processamento de dados. Para que os usuários da planilha eletrônica não tenham maiores dificuldades em utilizá-la com as informações do Dados Abertos da Câmara, os arquivos de dados para download são oferecidos também no formato XLSX, padrão no Excel desde sua versão 2010.

Neste primeiro videotutorial, você pode ver como localizar no portal, identificar e baixar no seu computador os arquivos do Excel com dados de despesas dos deputados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar.


Os arquivos de dados dos gastos pela Cota vêm com uma linha para cada despesa registrada no sistema. Para muitos tipos de análise, é mais útil agrupar as informações por algum dos valores que se repetem. Este agrupamento é bastante facilitado pelo recurso das tabelas dinâmicas, que no Excel é rápido e de fácil utilização. No exemplo do vídeo a seguir, as informações são agrupadas pelo nome de cada parlamentar, e as colunas trazem as somas mensais e anual dos gastos de cada um.


Uma informação visual pode, muitas vezes, ser mais facilmente compreendida do que uma tabela de números. No último vídeo da sequência, mostramos como a tabela dinâmica criada no vídeo anterior pode ser utilizada para gerar um gráfico de barras que permite comparar as despesas dos parlamentares de cada estado.

Narração: Fabricio Rocha
Direção: Gustavo Vasconcelos
Edição e grafismos: Roilson Tavares


Voltar à Central de Tutoriais