Ir para o conteúdo.

Página Como Usar os Dados Abertos da Câmara

Corrigindo a acentuação nos arquivos CSV

Letras e símbolos estranhos em um arquivo do Dados Abertos? Veja como contornar esse problema no Windows para usar um arquivo CSV no MS-Excel e no LibreOffice Calc.

Os arquivos e as respostas da API do Dados Abertos da Câmara usam um conjunto de caracteres padronizado chamado UTF-8. Mas o Windows e os aplicativos da Microsoft usam, por padrão no Brasil, um outro conjunto de caracteres, o CP-1252. Por isso os caracteres acentuados nos dados podem ser exibidos de forma esquisita — mas existem maneiras simples de resolver isso.

Excel: ajuste a planilha antes de abrir

O ideal seria que, ao abrir um arquivo CSV, o Excel pedisse uma confirmação sobre a codificação, isto é, a tabela de caracteres a utilizar. Como as versões mais recentes do programa não fazem isso, o jeito mais fácil é converter o arquivo antes de tentar usá-lo no Excel.

PASSO 1 - A primeira coisa é localizar onde está, no seu computador, o arquivo que você quer abrir.

PASSO 2 - Abra o arquivo no Bloco de Notas. Para isso, clique no arquivo com botão direito do mouse. No menu que aparece, escolha a opção Abrir com e selecione o programa Bloco de notas.

PASSO 3 - Não se preocupe com o formato de maçaroca em que o arquivo é exibido no Bloco de Notas. Você só vai precisar salvar o arquivo novamente. Clique no menu Arquivo e escolha a opção Salvar como... . Na janela de diálogo que surge na tela, observe, lá no final dela, um campo com o título "Codificação". Clique no botão ao lado desse título para abrir uma lista de opções, e escolha "UTF-8". Depois disso, clique no botão Salvar.

PASSO 4 - Agora, sim, é só abrir o arquivo no Excel. Provavelmente, basta clicar no nome do arquivo duas vezes, rapidamente. E então confira como está a acentuação dos dados...

LibreOffice Calc: um diálogo resolve tudo!

Os usuários do office livre (e do seu irmão, o OpenOffice) não precisam converter os arquivos CSV com outros programas antes de abri-los. Diferentemente do Excel, o Calc pergunta o que ele precisa saber para abrir o arquivo.

PASSO 1 - Localize o arquivo que deseja abrir em seu computador. Se você tiver também o Excel instalado no computador, provavelmente os arquivos .csv estarão associados ao Excel — por isso, você precisará clicar no arquivo com "o outro" botão do mouse e, no menu que aparece, você terá que escolher a opção Abrir com e depois selecionar o Calc.

PASSO 2 - Logo ao ser aberto, o Calc exibe um diálogo de opções. A primeira delas é justamente "Conjunto de caracteres": na lista ao lado, escolha a opção Unicode (UTF-8). Na seção intitulada Opções de separadores, você pode deixar marcada apenas a opção Ponto-e-vírgula, que é o delimitador de colunas adotado pelo Dados Abertos da Câmara para arquivos CSV.

Observe que, na parte de baixo dessa janela, já é possível ver o efeito das opções. Você pode rolar usar os botões de seta e as barras de rolagem para verificar se as colunas estão corretamente separadas e, principalmente, se os caracteres estranhos ainda aparecem. Se estiver tudo certo, é só clicar no botão OK.

PASSO 3 - Voilá! Agora é com você!


Voltar à Central de Tutoriais