Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Esforço de caça a bugs nos arquivos e na API de novembro

Atualizações trazem correção de pequenos problemas em meio a revisões e preparação de novos conjuntos de dados

A equipe do Dados Abertos passou nos últimos meses por mais alterações, com a saída de Luan Carvalho e a chegada de Fellipe Esser. As atribulações dessa troca se somaram às da publicação de dados extras no nosso repositório no GitHub, que ainda não são publicados pelo Portal da Câmara ou pelo Dados Abertos, o que trouxe a reboque um esforço de revisão detalhada de informações constantes nas bases de dados da Câmara e já publicadas – por exemplo, sobre partidos e blocos.

Isso tudo tem atrapalhado a divulgação das várias correções e melhorias que vêm sendo implementadas e publicadas na API e nos arquivos para downloads. De toda forma, o conjunto de mudanças publicado em 06/11/2019 é grande o bastante para justificar um changelog.

Links para notas fiscais eletrônicas e outros comprovantes de despesas sob a Cota Parlamentar

Finalmente os links para as imagens digitalizadas dos comprovantes de despesas dos parlamentares foram incorporados aos arquivos para download. Os links já vinham sendo publicados pelo endpoint da API, mas havia um problema com a montagem das URLs para as notas fiscais eletrônicas, descoberto pelo usuário Mário Sérgio, da Associação Python Brasil, e relatado no issue #268 do nosso fórum no GitHub.

De toda forma, é importante avisar desde já: mesmo montados corretamente, há muitos links quebrados por falhas no armazenamento e/ou no registro do caminho desses arquivos. Estes problemas estão sendo discutidos junto à área técnica responsável pelos dados de despesas sob a Cota para Exercício da Atividade Parlamentar.

Outro problema conhecido mas ainda não corrigido do endpoint /deputados/{id}/despesas é que, se não forem usados parâmetros que definem um intervalo de tempo em que as despesas tenham ocorrido, deveriam ser listadas somente as despesas dos seis meses anteriores ao momento da requisição – mas o retorno está listando todas as despesas já registradas do deputado {id}. A correção deverá ser publicada na próxima atualização da API.

Arquivos proposicoesAutores: melhorias na identificação dos deputados

Especialmente em arquivos sobre proposições mais antigas, vinha ocorrendo de muitos deputados autores serem identificados somente por nome, sem ide URI. Para algumas proposições, também estava ocorrendo de serem listados como autores deputados com o mesmo nome mas de épocas muito distintas. Os problemas ainda não foram totalmente corrigidos devido a falta de informações importantes em alguns registros, mas houve uma melhoria significativa.

Eventos realizados por um órgão na API

Foi descoberto em julho que chamadas ao endpoint /orgaos/{id}/eventos vinham tendo como resposta erro do servidor (código 500). As causas foram tratadas, o comportamento dos parâmetros de tempo foi uniformizado com os demais endpoints da API, erros na geração da seção links foram corrigidos e todos os órgãos participantes do evento, além do órgão id, passaram a ser corretamente identificados.

Organização das pesquisas sobre deputados

No endpoint /deputados>, foi alterado o comportamento em combinações de parâmetros. Agora, quando a busca inclui parâmetros nome ou id, a pesquisa não é feita somente entre os deputados que estejam em exercício no momento da requisição ou em um intervalo de tempo explicitamente definido. A ideia de fundo é de que uma procura por deputados feita de forma tão específica tem um caráter diferente de uma busca feita por quem quer saber quais são os parlamentares em exercício em um dado momento. Havia um problema também com as combinações dos parâmetros dataInicio e dataFim, que agora passam a funcionar de forma semelhante à já adotada em outros endpoints da API.

Opiniões, sugestões, críticas, relatos de uso ou de descoberta de problemas? Entre em contato conosco por e-mail ou pelo nosso fórum de issues no GitHub.


Ir para lista de Notícias