Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Versão 0.2.9 corrige dados sobre proposições, eventos e legislaturas

Atualização de 21/11/2017 traz alguns pequenos avanços na padronização e na uniformidade dos dados da API

A segunda atualização da API no mês de novembro foi publicada para corrigir pequenos mas incômodos bugs detectados por nossa equipe e por usuários.

O que mudou


- /proposicoes - A base de dados sobre proposições da Câmara tem um problema reconhecido: ter em seus registros muito mais do que proposições. Segundo o artigo 100 do Regimento Interno da Câmara, proposição é toda matéria sujeita a deliberação – mas o banco de dados tem registros de ofícios, despachos, mensagens e outros documentos de uso interno, e até mesmo discursos, currículos e documentos de uso de CPIs. Revisamos os filtros usados pelo Dados Abertos para que o endpoint forneça o que é realmente proposição, de acordo com o Regimento. Pedimos ajuda dos nossos usuários para nos avisar caso ainda sejam listados documentos estranhos no retorno.


- /proposicoes/{id}/tramitacoes - O usuário matheus2740 reclamou no GitHub e usuários no Ministério da Ciência e Tecnologia também apontaram: o retorno do endpoint estava trazendo alterações de estado em datas diferentes das que são mostradas na "Ficha de Tramitação" de cada proposição no Portal da Câmara. De fato, descobrimos que havia um erro na nossa consulta à base. Além disso, desde a última atualização o campo dataHora de todos os itens estava sendo trazendo o instante em que foi feita a requisição – problema que descobrimos logo depois da publicação da versão 0.2.8, e que rapidamente foi observado também pelo usuário Paulo Vinícius Soares, que o relatou no GitHub #129. Os problemas foram corrigidos, mas descobrimos outro pior: tivemos que tornar vazios por enquanto os campos idSituacao e descricaoSituacao, porque descobrimos uma característica da base de dados que vinha fazendo com que esses campos não retornassem as informações corretas.


- /orgaos/{id} - O Senado Federal já está começando a buscar formas de integrar seu serviço de Dados Abertos ao da Câmara, e vamos começar a fazer o mesmo em breve! Um dos colegas do outro lado descobriu em 17/11 que este endpoint estava retornando um erro 404 ("não encontrado") com alguns valores de id que haviam sido retornados por /orgaos. Descobrimos um erro no código que faz a consulta à base de dados, e esperamos que o problema tenha sido solucionado.


- /legislaturas - A pedido de nossa equipe, a Secretaria Geral da Mesa e o Centro de Documentação da Câmara revisaram todas as datas de início e fim de cada legislatura desde quando a Câmara dos Deputados foi criada, em 1826. Removemos da lista retornada dois identificadores negativos, que são usados internamente para classificar documentos oficiais anteriores à criação da Câmara. Outra mudança importante é que agora a ordenação dos itens retornados está de acordo com o que diz a documentação na página da API: da legislatura atual para a mais antiga.


- /deputados/{id}/eventos - Passou a adotar, nos itens retornados, a mesma estrutura de dados usada por /eventos, com a identificação completa dos órgãos responsáveis pelos eventos, em lugar de uma lista de siglas, que não são identificadores exclusivos. O formato dos campos dataHoraInicio e dataHoraFim não estavam conforme o padrão, e estavam sendo retornados eventos que não teriam a participação do deputado identificado por {id}.


Como sempre, agradecemos profundamente por todas as sugestões e as informações sobre bugs que temos recebido de nossos usuários. Se você descobrir que alguma das correções feitas não deu certo, ou se pintar algum outro erro, por favor entre em contato!


Ir para lista de Notícias