Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Versão 0.2.5 da API traz mais ajustes

Confira aqui as nove principais correções de bugs desta atualização

A versão 0.2.5 da nova API do Dados Abertos foi colocada no ar em 27/09/2017 com importantes correções de bugs relatados pelos nossos usuários por e-mail e na nossa página no GitHub. Também estamos aperfeiçoando nosso método interno de desenvolvimento e documentação – e este changelog já é uma das consequências disso!

Mudanças e correções

- /votacoes/{id}/votos - A lista de votos nominais de uma certa votação, fornecida pelo endpoint, não estava identificando corretamente os partidos em que cada parlamentar estava naquela votação. Em vez disso, estavam sendo retornados os partidos atuais dos parlamentares. O problema foi relatado pelo usuário Paulo Vinícius Soares no GitHub (issue #100).

- /orgaos - A lista retornada pelo endpoint traz, por padrão, os itens em ordem alfabética crescente de suas siglas. Nesta lista, o Plenário (sigla PLEN, id 180) está presente (como solicitado pelo usuário Francisco Edmundo de Andrade), como um dos últimos itens. Além do Plenário, a lista inclui agora mais tipos de órgãos, como comissões mistas, grupos de trabalho, comissões de sindicância e conselhos.

- /orgaos - Buscas que utilizavam os parâmetros dataInicio e dataFim estavam trazendo como retorno apenas as comissões temporárias criadas no intervalo de tempo. As comissões permanentes não eram retornadas. Ainda não conseguimos, porém, uma forma confiável de identificar os órgãos em funcionamento no intervalo de tempo requerido, como prevê a especificação. Além dessa mudança, foi melhorada a verificação dos valores passados aos parâmetros dataInicio e dataFim.

- Em alguns dos endpoints, como /legislaturas/{id}, /proposicoes/{id}, /proposicoes/{id}/tramitacoes e /blocos/{id}, as informações principais não estavam sendo retornadas dentro de um elemento <dados> (XML) ou "dados" (JSON), como determinado pela especificação. O problema foi avisado no GitHub (issue #77) pelo usuário Matheus Fernandes.

- Em alguns endpoints, especialmente os de "instância" e não de listagem, como /partidos/{id}, a seção "links" estava malformada, em XML e JSON.

- /proposicoes/{id} e /proposicoes/{id}/tramitacoes - No retorno em XML, a seção <links> estava vindo antes da seção <dados>. Isso poderia se tornar um problema quando forem adotados arquivos de XML Schema para descrição sintática dos arquivos.

- /votacoes/{id}/votos - As URLs retornadas no elemento <links> estavam malformadas e foram corrigidas. O problema foi relatado no GitHub (issue #95) pelo usuário Paulo Vinícius Soares.

- /blocos e /blocos/{id} - Os valores do campo "uri" estavam malformados e foram corrigidos.

- /blocos - No elemento <links> (XML) ou "links" (JSON), estavam sendo retornados links de paginação desnecessários.

Problemas conhecidos

- Há reconhecidos erros de informação na base de dados sobre Partidos. Até o dia do lançamento deste build, a base ainda indicava que a Arena, partido criado no período de governo militar, esteve presente na Câmara até a legislatura 54, de 2011 a 2015!

- Não conseguimos ainda incorporar ao dataset de Votações os dados sobre votações em comissões. Quando isto ocorrer, certamente será necessária uma alteração significativa dos identificadores (id e uri) das votações. É recomendado aos usuários que não criem dependências sobre os identificadores usados atualmente, e sempre utilizem os identificadores dos itens retornados em lista pelo endpoint /votacoes.


Ir para lista de Notícias