Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Câmara participa da Campus Party Brasília 2017

Nova versão do Dados Abertos é destaque no evento, com dois workshops e uma palestra. Novo portal "Desafio" e as mudanças no e-Democracia, do LabHacker, também serão debatidos.

A participação da Câmara dos Deputados na Campus Party Brasília 2017 está confirmada e em destaque no site Campuse.ro, de participantes do evento. É a primeira vez que a Campus Party será realizada em Brasília, entre os dias 14 e 18 de junho, e a transparência governamental é o grande assunto desta edição.

As novidades do serviço de Dados Abertos serão o tema principal de dois workshops de 45 minutos de duração — um deles com o caráter de apresentar detalhes da nova API, desenvolvida sob princípios da arquitetura RESTful, e o outro apresentando formas práticas e úteis de utilização dos dados com técnicas de machine learning e visualização gráfica multidimensional.

Os aspectos sociais e políticos do Dados Abertos também serão debatidos em uma palestra interativa entre convidados e os participantes do evento. E, finalmente, o serviço também deverá ser mencionado no lançamento de uma inovadora plataforma de concursos da Câmara, o Desafio.

Desafio.leg.br

O novo portal da Câmara, a ser lançado na Campus Party Brasília 2017, traz uma forma inovadora de aplicação da Lei 8.666/1993, que regulamenta as licitações do setor público. Cada "desafio" anunciado no site trará um problema, tecnológico ou não, que a Câmara enfrenta em seus processos de trabalho — e será um concurso de soluções, aberto à participação de qualquer cidadão, empresa ou grupo, com premiações para os primeiros colocados. Com este formato, a Câmara espera fomentar a inovação, aproveitar melhor as diversas ideias propostas e promover maior participação da sociedade na gestão da Casa.

e-Democracia

Outro dos principais serviços tecnológicos da Câmara, o portal e-Democracia, será destacado em um workshop próprio sobre suas mais recentes inovações e suas contribuições nos debates e nos textos de projetos de lei e outras proposições. Uma de suas partes, o “Wikilegis”, é uma plataforma para construção colaborativa de leis. Outra parte, o “Expressão”, permite a realização de debates entre deputados e cidadãos, de forma estruturada. Por fim, outra seção, a de Audiências Interativas, permite que os visitantes acompanhem e participem dos debates das comissões da Casa, enviando perguntas e sugestões que já vêm sendo utilizadas com frequência pelos deputados.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é um dos principais eventos em que se encontram desenvolvedores, estudantes e acadêmicos das áreas de informática, robótica, eletrônica e outras ciências. No mundo, os eventos são realizados desde 1997, quando houve a primeira edição na Espanha, e as edições brasileiras do evento são realizadas desde 2008.

Programação

Mineração Cidadã com os Dados Abertos da Câmara

Workshop sobre a nova versão do Dados Abertos: o novo portal, as mudanças feitas para atrair novos usuários até mesmo entre o público que não trabalha em informática, o modelo conceitual da atividade legislativa que é representado no sistema e as boas práticas e recomendações da arquitetura REST que foram incorporadas ao serviço.

Quinta-feira (15/06), 14h30
Com Fabricio Rocha e Danilo Cunha


Decodificando a Democracia

Um bate-papo sobre a importância e as utilidades da transparência na política e na cidadania, os serviços já oferecidos pela Câmara dos Deputados e por outras instituições, as possibilidades trazidas pelas tecnologias já em uso ou que despontam como tendências para o futuro breve, e o papel dos "desenvolvedores cidadãos" nas inovações, evoluções e na consolidação da democracia.

Quinta-feira (15/06), 18h30
Com Rodolfo Vaz, Dryade Schlarman e Fabricio Rocha


Machine Learning: padrões no jogo político

Workshop sobre formas de usar informações do Dados Abertos da Câmara, especialmente as informações sobre votações no Plenário, com técnicas de inteligência artificial, processamento de linguagem natural, clusterização, identificação de correlações e visualização gráfica com redução de dimensionalidades. Estas e outras técnicas podem permitir a identificação de diversos padrões no comportamento de parlamentares, frentes e partidos nas oscilações e momentos de incerteza da política brasileira.

Sexta-feira (16/06), 14h30
Com Marcio Fonseca


Hackeando a Câmara dos Deputados, por uma democracia em evolução

Palestra sobre a história e a atualidade do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, que desde 2013 vem fazendo serviços, produtos e debates para cada vez maior envolvimento e participação direta do cidadão nas decisões do parlamento brasileiro.

Sexta-feira (16/06), 15h30
Com Cristiano Ferri



Ir para lista de Notícias