Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Especificação 0.4 cria recurso para despesas parlamentares

Sem grandes mudanças, para evitar atrasos no lançamento da versão beta do serviço, a versão 0.4 da especificação de desenvolvimento do Dados Abertos tem entre suas novidades o endpoint /despesasCota e um parâmetro de query string para facilitar o uso da API em planilhas eletrônicas.

O serviço /despesasCota se soma ao já existente /deputados/{id}/despesas como uma maneira de se obter, de uma vez só, dados sobre despesas (cobertas pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar) de mais de um parlamentar, com a possibilidade de filtrá-las por parlamentares, por partidos, por unidades da federação, por tipos de despesa, por fornecedores e outros quesitos.

A especificação traz também um novo parâmetro de query string a ser implementado em todos os endpoints da API. O parâmetro formato permitirá a escolha de um dos formatos de dados para a resposta, diretamente na URL usada para obter os dados, sem necessidade de configuração do cabeçalho da requisição. Os valores que poderão ser atribuídos ao parâmetro são xml, json (considerado o valor padrão, caso o parâmetro seja omitido) e csv. Com este parâmetro, a API ficará mais fácil de ser usada em planilhas eletrônicas como MS-Excel e Google Planilhas, que já têm funções para uso de XML, como IMPORTXML() ou SERVIÇOWEB(), mas não oferecem funções nativas para uso de dados em JSON, que é o formato padrão da nova API.

Além destas novidades, a nova especificação substitui, em caráter temporário por prazo indeterminado, o endpoint /bancadas por /blocos, devido à necessidade de maiores análises e ajustes nas bases de dados para a implementação. O conceito de "bancada", previsto nas especificações anteriores, inclui partidos individuais ou em bloco nas suas atividades parlamentares, como votações e orientações de liderança. Por enquanto, portanto, partidos e blocos serão representados separadamente.

Colaboradores atentos poderão observar, também, que na nova especificação a estrutura de dados para representar os deputados ganhou um novo campo, urlRedesSociais, para substituir os anteriores urlTwitter e urlFacebook. O novo campo, com certeza, é mais "à prova de futuro".


Ir para lista de Notícias