Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Ocupações e profissões de deputados disponíveis no Dados Abertos

Disponíveis na API e como conjuntos de arquivos para download, novos dados podem trazer novas análises sobre proposições, frentes, votações e comissões da Câmara

Apesar da assumidamente baixa frequência de notícias no Portal de Dados Abertos, quem utiliza o serviço regularmente pode perceber pela data na página de descrição da API que o serviço permanece em constante atualização. No entanto, algumas novidades não podem passar de forma tão discreta – e o lançamento dos dados sobre ocupações e profissões dos parlamentares é a mais recente destas, pelas possibilidades de novos aspectos que trazem para análises dos dados sobre apresentação de proposições, ocupação de vagas em comissões, composição da Câmara em diferentes períodos de tempo, composição das frentes parlamentares, entre outras.

O endpoint /deputados/{id}/profissoes na API e os arquivos para download deputadosProfissoes.*, em cinco formatos diferentes, trazem as informações disponíveis nos sistemas da Câmara sobre as profissões que os parlamentares que já passaram pela Casa declararam exercer, de acordo com a formação acadêmica e a carreira. Além do título da profissão, são informados o código que identifica cada uma nos sistemas e data/hora de última atualização ou verificação dos dados.

Já os dados sobre ocupações dizem respeito aos cargos e empregos que cada parlamentar declarou à Câmara ter exercido antes das atividades parlamentares. São disponíveis dados sobre a entidade em que a atividade foi exercida, em que estado ou país a atividade foi realizada, e os anos de início e fim de cada atividade. Na API, os dados de ocupações de cada deputado estão no endpoint /deputados/{id}/ocupacoes, em que {id} é o identificador numérico exclusivo de cada parlamentar. Já os arquivos deputadosOcupacoes.*, também em cinco formatos hierárquicos e tabulares diferentes, trazem os dados disponíveis sobre todos os parlamentares que já passaram pela Câmara.

Uma observação importante, porém, é que esses dados são auto-declarados pelos parlamentares e muitos deles foram coletados antes até mesmo de haver computadores na Câmara. O Centro de Documentação e Informação da Câmara (CEDI) vem revisando e reestruturando essas informações na base de dados acessada pelo Dados Abertos, mas ainda são relativamente frequentes os registros incompletos e os casos em que dados sobre uma mesma ocupação de um parlamentar são divididos entre registros diferentes. Como as verificações dos usuários podem ajudar e muito esse trabalho de revisão pelo CEDI, recomendamos que dúvidas, correções e exemplos de dados em tais situações sejam relatados ao Fale Conosco da Câmara.

Já para as questões e sugestões relacionadas à disponibilidade dos arquivos e dos endpoints, continuam à disposição nossos canais de contato.


Ir para lista de Notícias