Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Em tempos de isolamento, API de votações e correções de erros no Dados Abertos

Com teletrabalho, atendimento e desenvolvimento do Dados Abertos não param: saiba quais são as novidades na API e nos arquivos

O surto global da Covid-19 fez com que todo o trabalho da equipe do Dados Abertos da Câmara passasse a ser feito remotamente, de acordo com as recomendações de isolamento social, a partir de 18 de março de 2020. O teletrabalho não causou maiores problemas: como previsto, os endpoints da API com dados sobre votações foram publicados já no primeiro dia, a correção de problemas e a garimpagem de dados nas bases da Câmara prosseguiram como sempre, o que levou à publicação de algumas atualizações ao longo do período.

Lista de tipos de autores de proposições

O endpoint /referencias/proposicoes/codTipoAutor já deveria estar implementado há muito tempo, mas o usuário Samuel Borges nos fez lembrar em 28/03 que ele ainda não existia, no nosso fórum de issues no GitHub. Problema corrigido. Obrigado, Samuel!

Busca por autores de proposições

Da liderança do PSB na Câmara, o usuário Daniel descobriu um problema no funcionamento dos parâmetros autor e idDeputadoAutor do endpoint /proposicoes. Como estavam implementados, os parâmetros faziam com que só fossem retornadas as proposições que tivessem o(s) deputado(s) informados como primeiro signatário. Obrigado pelo alerta, Daniel!

Também foi descoberto e corrigido um problema que fazia com que proposições fossem listadas mais de uma vez quando eram usados os parâmetros idPartidoAutor e siglaPartidoAutor.

Votacoes: problemas esperados (e um nem tanto)

Todo novo endpoint é forte candidato a ter problemas, e por uma reclamação do usuário Ronaldo Duarte, da liderança do PSD na Câmara, descobrimos logo dois nos novos endpoints de Votações. Em /votacoes, quando se passava o identificador de uma proposição pelo parâmetro idProposicao, a lista de resultados não trazia as votações das proposições acessórias à que foi informada. E em /votacoes/{id}, a lista de objetosPossiveis estava listando proposições apresentadas em outros órgãos além do que realizou a votação, e até com data posterior à votação, o que é uma condição inválida. Valeu, Ronaldo!

O problema inesperado ocorreu em /votacoes/{id}/votos e /votacoes/{id}/orientacoes: os registros de votos nominais dos parlamentares nas novas sessões virtuais da Câmara deixou de ser feito nas bases de dados em que normalmente eram feitos, e de onde o Dados Abertos pode extraí-los. Até o momento da publicação desta notícia, a área responsável pelos dados de votações não havia informado ao Dados Abertos como obter os dados das votos nominais e orientações de bancadas nas votações virtuais.

O atendimento a usuários pelo Dados Abertos permanece funcionando normalmente pelos nossos canais de contato, apesar das medidas de isolamento para combate à transmissão da Covid-19. A equipe do Dados Abertos se solidariza com amigos e familiares das vítimas desta trágica doença, e espera que a continuidade regular da prestação do serviço permita a todos os usuários manterem-se saudáveis e produtivos em suas residências.


Ir para lista de Notícias