Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Todas as votações da Câmara enfim no Dados Abertos!

De Plenário e de comissões, simbólicas e nominais, dados sobre as votações da Câmara começam a ser publicados como arquivos para download

Se é verdade que no Brasil o ano começa só após o Carnaval, o Dados Abertos traz como novidade para esse "reinício de 2020" os tão esperados dados sobre votações da Câmara. Além dos que já eram publicados pela API antiga, sobre votações nominais ocorridas no Plenário, passam a ser publicados também dados sobre as ainda mais numerosas votações simbólicas, inclusive as ocorridas nas comissões.

Os dados começaram a ser publicados na terça-feira, 3 de março, na forma de cinco conjuntos de arquivos para download. Na API, que terá seu número menor de versão promovido para 0.4, os dados serão publicados nos próximos dias. Assim como os demais arquivos já disponíveis, esse novo conjunto é fornecido em cinco formatos diferentes, entre eles os das planilhas eletrônicas Microsoft Excel e LibreOffice Calc. Desta forma, não é preciso ter softwares específicos, nem conhecimentos de programação de computadores, para usar os Dados Abertos da Câmara.

Com as informações disponíveis, na tarde da publicação inicial dos arquivos era possível, por exemplo, contabilizar 8.756 votações realizadas na legislatura em andamento – uma média superior a 25 por dia, descontados os recessos parlamentares mas mantidos os feriados e fins de semana no período!

Os arquivos são divididos por ano de realização das votações. No principal dos subconjuntos, o votacoes-{ano}.{formato}, estão as informações básicas sobre as votações, como identificadores, data e hora de registro, descrição textual do resultado, placar simplificado, indicador de aprovação ou não, órgão de ocorrência, e também informações complementares sobre a última abertura de votação e a última apresentação de proposição ocorrida antes da votação no mesmo órgão.

Os demais subconjuntos de arquivos contêm informações relacionadas ao conjunto principal: orientações de bancadas (por enquanto, somente para as votações nominais no Plenário), os votos nominais registrados de cada parlamentar, quais as proposições que podem efetivamente ter sido o objeto de cada votação e quais proposições "principais" tiveram suas tramitações afetadas por quais votações. Na Central de Tutoriais, foi criada uma página com explicações detalhadas sobre os arquivos, os dados disponíveis e os conceitos envolvidos nessa publicação. Pode ser surpreendente para os usuários, por exemplo, saber que os dados foram extraídos dos dados de tramitações e relações entre proposições, que já eram publicados pelo Dados Abertos!

O desenvolvimento desta técnica inédita e exclusiva de extração de dados sobre votações levou quase três anos. Em testes internos, os resultados foram bastante satisfatórios, apesar de revelarem diversos problemas com as informações – principalmente devido às formas com que as informações têm sido cadastradas, desde 2003. Como ocorre com toda novidade, a equipe do Dados Abertos espera que os usuários entrem entrem em contato para relatar problemas, dar sugestões e, claro, apresentar as inovadoras aplicações que criarem com os novos dados!


Ir para lista de Notícias