Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Deputados presentes em eventos e correções de bugs na API

Atualização de 27/08/2018 corrige mais quatro problemas identificados por usuários do Dados Abertos

Em uma corrida para resolver alguns itens que já estavam ficando empoeirados no backlog do projeto, a equipe do Dados Abertos publicou nesta segunda-feira 27/08 a versão alpha 0.2.24 da nova API, com as seguintes alterações:


/eventos/{id}/deputados - Novo endpoint para atender a uma das mais frequentes demandas ao Dados Abertos – a lista de deputados presentes em um evento como uma sessão do Plenário ou uma reunião de comissão. Se {id} se refere a um evento já ocorrido, o endpoint retorna uma lista de dados básicos dos deputados que tiveram presença registrada no evento. Se o evento ainda não ocorreu, é retornada a lista de parlamentares que, por serem membros ou convidados dos órgãos realizadores do evento, são esperados como participantes.


/eventos/{id}/pauta - Se {id} fosse um identificador de evento inexistente, o endpoint não estava respondendo com status 404 para indicar o erro: estava somente sendo retornada uma lista vazia. Problema corrigido.


/orgaos - Nosso usuário Fabio Nascimento reportou em 11/08, no nosso fórum no GitHub, que a Comissão de Legislação Participativa (CLP) não estava na lista de órgãos retornada pelo endpoint. Foi detectada uma irregularidade na base de dados em relação ao registro das datas de criação e de instalação de alguns órgãos (entre eles a CLP). Não foi possível alterar a própria base de dados, e por isso alteramos os critérios de seleção dos órgãos a serem listados. Pedimos aos nossos usuários que por favor nos avisem se perceberem que essa alteração causou efeitos colaterais que não conseguimos identificar.


/deputados/{id}/despesas - Ainda em janeiro de 2018 fomos avisados pelo usuário Danilo Pereira Araújo que o parâmetro idLegislatura não estava funcionando como deveria. Passamos então a calcular a legislatura de ocorrência de cada despesa com base na data em que ela ocorreu, segundo os registros da base de dados. Pelo menos até o momento, estão disponíveis registros de despesa a partir da legislatura 53.


Também graças a um feedback de usuário no GitHub, fizemos uma pequena alteração na página Dados Disponíveis para que o link https://dadosabertos.camara.leg.br/swagger/api.html#staticfile leve diretamente à seção de arquivos para download. Marcelo Jorge Vieira, obrigado pelo aviso!


E não se esqueçam, amiguinhos: em caso de dúvidas, sugestões, críticas ou elogios, entrem em contato!


Ir para lista de Notícias