Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Menos bugs, mais arquivos

Mudanças no processo de desenvolvimento, correções de bugs e novos conjuntos de arquivos para download são as novidades de agosto no Dados Abertos

O Dados Abertos traz enfim nesse mês de agosto novidades que ficaram represadas por mais de dois meses, devido a mudanças profundas na tecnologia e nos processos de deploy da API, dos arquivos para download e do portal, preparação para a Campus Party Brasília, participação da equipe de desenvolvimento em projetos paralelos da Câmara, recesso parlamentar e algumas questões pessoais. Pedimos desculpas aos nossos usuários, e esperamos que as novidades compensem a demora.

API

A nova API chega à sua versão alpha 0.2.23. O salto na numeração se deve a mudanças e correções menores que foram incorporadas sem alarde nesses últimos dois meses. Assim como essas alterações, a nova versão não deve prejudicar aplicações desenvolvidas com as versões anteriores.


/proposicoes/{id} - A usuária paulista Erin Pinheiro questionou em nosso fórum no GitHub a ausência de valores no campo ementaDetalhada entre as informações de uma proposição. Na maioria dos registros sobre proposições na base de dados da Câmara, esta informação não existe. Quando existente, está mais para uma informação complementar do que uma explicação, e é exibida nas páginas sobre proposições no Portal da Câmara. Com essa ressalva, o retorno do endpoint passa a incluir esta informação.

Houve também uma revisão das tramitações a exibir como ultimoStatus, que aproximou os resultados daqueles exibidos pelo Portal da Câmara e pela versão anterior do Dados Abertos, por sugestão de usuários nossos na Alpha People.


/eventos/{id}/pauta - Nosso usuário Jairo Santos observou e relatou no GitHub que não estavam sendo retornados os itens de pauta previstos para reuniões deliberativas já marcadas para uma data futura.


/blocos - Ainda em fevereiro o usuário marcfraga percebeu que o parâmetro idLegislatura estava sendo ignorado. Conseguimos recuperar dados sobre os blocos das legislaturas 54 e 55 e o funcionamento agora está como originalmente previsto: sem o parâmetro, são retornados os blocos em atividade; com o parâmetro configurado para uma legislatura, são retornados todos os blocos já formados e eventualmente extintos nessa legislatura.


formato -

Em todos os endpoints que retornam listagens, o parâmetro de query string formato não estava sendo devidamente incluído nas URLs da seção links. E nos retornos em XML, o separador de parâmetros "&" estava sendo convertido para & repetidas vezes a cada chamada. O problema era antigo e também foi percebido pelo usuário Gustavo Pena ainda em janeiro. Corrigimos o comportamento, mas gostaríamos de saber dos usuários que lidam com o formato XML se esse encoding das URLs está suficiente e satisfatório, ou se ainda seria necessário ou desejável que essas URLs fossem fornecidas com percent encoding ou alguma outra forma.


Arquivos

/orgaos/{id}/membros - O endpoint havia parado de funcionar (erro 500) e estava respondendo com a estrutura de dados errada.


Muito esforço de desenvolvimento foi feito para implementar uma nova forma de produção dos arquivos para download, com a qual esperamos ser finalmente possível agilizar o lançamento de novos conjuntos de dados para uso em planilhas eletrônicas, ferramentas para análise de dados e carga de bases locais.

É importante destacar que os identificadores e dados usados nos arquivos são os mesmos usados na API – por isso eles já podem ser utilizados em muitas aplicações, mesmo que vários outros conjuntos de arquivos ainda não estejam prontos.

Esta atualização traz os seguintes conjuntos:


  • Orgaos.* - Lista com informações de todos os órgãos legislativos permanentes e temporários que já existiram ou existem na Câmara. Em formatos CSV, JSON, XML e XLSX.
  • Eventos-{ano}.* - Dados sobre os eventos (reuniões, sessões, audiências, seminários, etc) realizados pelos órgãos da Câmara a cada ano. Atualização diária nas madrugadas. Eventos futuros já agendados são incluídos, mesmo sujeitos a cancelamento ou alterações.
  • EventosOrgaos-{ano}.* - Lista que relaciona identificadores de eventos com identificadores dos órgãos que foram/são seus realizadores. Eventos como reuniões conjuntas e audiências públicas podem ser realizados por dois ou mais órgãos, daí a necessidade destes arquivos. Os arquivos são separados pelo ano de realização do evento.
  • EventosDeputadosPresentes-{ano}.* - Lista que liga identificadores de deputados com identificadores de eventos, para uso em conjunto com os arquivos de deputados e de eventos. No caso de eventos já ocorridos, são listados os parlamentares que tiveram presença oficialmente marcada; no caso de eventos futuros, são listados parlamentares que são esperados como participantes, por serem membros dos órgãos realizadores do evento.

Dúvida? Sugestão? Escreva para nós!


Ir para lista de Notícias