Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Olá, pauta!

Versão 0.2.11 da API, a primeira atualização de 2018, traz muitas correções e a lista de itens para votação dos eventos deliberativos da Câmara

A primeira atualização de 2018 da nova API do Dados Abertos da Câmara traz uma série de novas informações e correções de problemas que há muito tempo vinham sendo reclamadas pelos usuários do sistema. A demora na atualiação se deveu à perda de dois desenvolvedores da equipe, ainda em dezembro de 2017 – aliás, registremos aqui nosso profundo agradecimento e votos de sucesso para Cláudio Delfino e Natan Ribeiro, e as boas vindas a Vitor Marçal, que se juntou à equipe no mês de março. Esperamos que a longa espera seja compensada pelas novidades.

O que mudou


/eventos - O resultados passa a ser, por padrão, ordenado por data em ordem crescente (eventos mais antigos primeiro), conforme a especificação e a documentação. Antes, estava vindo ordenado por "id" dos eventos. O parâmetro ordem foi reativado para permitir mudar o sentido dessa ordenação. Também foi eliminado um link "next" desnecessário que estava sendo retornado na última página de resultados. Por fim, usuários da liderança do PHS na Câmara nos alertaram sobre horários errados dos eventos, e descobrimos que estava sendo feita uma conversão indevida de fuso horário para UTC.


/eventos/{id}/pauta - Há muito tempo demandado por vários usuários, o novo endpoint fornece a lista de proposições que estão ou estiveram selecionadas para serem votadas no evento {id}. Como tal, o endpoint só tem um resultado válido nos eventos de caráter deliberativo. Em outros eventos, como audiências públicas, não há exatamente uma "pauta", muito menos em forma estruturada nas bases de dados.


/proposicoes - Implementada a possibilidade de pesquisar proposições por palavras-chave, com o parâmetro keywords, uma funcionalidade solicitada por vários usuários, como Gabriella Bezerra. Também foi corrigido o funcionamento dos parâmetros dataApresentacaoInicio e dataApresentaçãoFim, que estavam sendo ignorados e por isso causavam retorno de listas muito maiores do que o esperado, conforme reclamação de nosso usuário e colega Francisco Edmundo. Além disso, foi consertada a busca de proposições por meio do parâmetro idAutor, que vários usuários relataram como defeituosa na issue #83 do nosso GitHub.


/proposicoes/{id} - Alteração possivelmente polêmica: as informações sobre os autores da proposição passam a ser servidas por outro endpoint, /proposicoes/{id}/autores. Sobre as proposições com mais de um autor, estavam sendo retornados dados de apenas um dos autores – o primeiro listado na base de dados, numa ordem implícita de quem é o "autor principal". Para evitar a criação de mais um nível hierárquico na estrutura de dados, foi criado o novo endpoint subordinado: com isso, a estrutura fica mais próxima da que será usada nos arquivos para download e no suporte a formato CSV na API, que ainda está em nossos planos. Pedimos aos usuários que manifestem suas opiniões sobre a mudança.


/orgaos/{id}/membros - O endpoint havia parado de funcionar (erro 500) e estava respondendo com a estrutura de dados errada.


/orgaos/{id}/eventos - Nosso usuário Henrique Couto bem observou no GitHub #148 que os parâmetros dataInicio e dataFim não estavam propriamente implementados, e seus valores padrão em caso de ausência não estavam em conformidade com a documentação.


/deputados - Passa a ser possível a busca de parlamentares por parte do nome parlamentar, com o parâmetro nome. O valor passado a ele pode conter espaços e não é preciso usar aspas.


/deputados/{id} - Colegas do serviço de dados abertos do Senado descobriram que alguns valores seguramente válidos para {id} estavam sendo respondidos com um erro 404. Mudamos os critérios da busca na base de dados correspondente e o problema parece ter sido resolvido, mas pedimos aos usuários que nos ajudem a descobrir se há outros {id} válidos, entre os retornados por /deputados, que por acaso ainda causem o erro.


/deputados/{id}/despesas - Usuários como Victor Ximenis descobriram que, para alguns {id}, o retorno "quebrava" em alguma página de resultados. Suspeitamos de problemas com caracteres especiais na base de dados, mas não conseguimos localizar especificamente o que estava acontecendo. Houve mudança na base de dados da "cota parlamentar" e aparentemente o problema não voltou mais, mas se você descobrir algum problema do tipo, por favor nos avise.


/legislaturas/{id}/mesa - O usuário Guilherme Acra pediu pelo GitHub #138 uma forma de obter a lista de deputados da Mesa Diretora da Câmara por sessão legislativa -- aproximadamente, um ano parlamentar de fevereiro a fevereiro. Providenciamos uma solução mais flexível, com a implementação de parâmetros dataInicio e dataFim para busca por intervalo de tempo. Também foi corrigida a estrutura de dados de cada item, agora com a informação correta de cargo ocupado na Mesa por qual período.


Pedimos desculpas a nossos usuários pela demora nesta atualização. Esperamos retomar a regularidade a partir de agora, até porque a API continua em estágio alpha e ainda é grande a lista de correções e endpoints a implementar que se acumularam nos últimos meses. A todos que nos ajudam nesse processo, nosso agradecimento e nossa disposição para tirar dúvidas, receber sugestões e críticas — é só entrar em contato!


Ir para lista de Notícias