Ir para o conteúdo.

Página Notícia

Novo identificador para a liderança da Maioria

Dados gerados a partir de 20 de abril trazem a letra "A" como novo identificador em pelo menos um conjunto de dados. Mudança afeta principalmente a versão 1.0 do Dados Abertos.

Segundo a área de Informática da Secretaria Geral da Mesa da Câmara, a liderança da Maioria foi oficializada e passou a ser identificada nos sistemas de dados da Casa por uma decisão de 20 de abril de 2017 do presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ).

O Regimento Interno da Câmara já trazia, no seu artigo 13, a explicação de que constitui a chamada "Maioria" o partido ou o bloco parlamentar que concentra a maioria absoluta ou relativa de deputados. Porém, o regimento não concede à liderança da Maioria as mesmas prerrogativas das lideranças de Governo e de Minoria, identificadas nos incisos I, III e IV do Artigo 10.

A nova liderança passou imediatamente a ser identificada pelo caractere "A" nos campos de identificação dos tipos de liderança, que já usavam as letras "B" para "bloco parlamentar", "G" para "Governo", "M" para Minoria e "P" para "partido". Nestes serviços, também são usadas as letras "N" e "I" para identificar, respectivamente, as lideranças de Governo e de Minoria no âmbito do Congresso Nacional, nas sessões e demais atividades que reúnem Câmara e Senado.

Entre os conjuntos de dados que podem ser afetados pelo novo identificador, está o fornecido pelo endpoint ObterDetalhesDeputado, da versão anterior do Dados Abertos, no campo que pode ser encontrado pela expressão XPath
/Deputados/Deputado/historicoLider//itemHistoricoLider/codigoUnidadeLideranca . Até o momento de publicação desta notícia, não foi encontrado qualquer impacto da alteração em outros endpoints e arquivos, nem nos recursos da nova API.


Ir para lista de Notícias