Ir para o conteúdo.

Página Comunidade

Projetos da Comunidade

Compartilhe e participe! Quanto mais gente usa os Dados Abertos da Câmara, mais úteis eles se tornam. Aqui você pode conhecer alguns exemplos de como as informações sobre as atividades legislativas podem ser vistas, cruzadas, exibidas e analisadas. E se você tiver criado alguma outra e quiser que ela apareça aqui, entre em contato!

InfoJá
Atualizado em 19/10/2017 17h50

Voltado para quem quer acompanhar a tramitação de proposições na Câmara dos Deputados, este app para Android também dá acesso às informações básicas sobre cada deputado e tem uma "pegada" didática, com explicações sobre o Congresso, a Câmara, o Senado Federal e outras entidades importantes do processo republicano. O aplicativo foi criado pela mestranda paulista Larissa Zimmermann para disputar o Concurso App Legislativo 2017 da Câmara.


Monitora, Brasil
Atualizado em 19/10/2017 17h16

Vice-campeão do primeiro hackathon realizado pela Câmara, em 2013, o aplicativo para acompanhamento de gastos e atividades de deputados e senadores se popularizou e cresceu: hoje tem versões para iOS e Android que também permitem o acompanhamento de projetos de lei e outras proposições, tem uma página no Facebook para discussões e notícias de política, e ainda conta com um chatbot em seu site. Um de seus colaboradores é Gustavo Warzocha Cruvinel, servidor da Câmara que fez uma pesquisa muito útil para o projeto do novo serviço de Dados Abertos.


A Nova Voz
Atualizado em 27/09/2017 13h16

Projeto de um estudante da Unisinos, de Porto Alegre, que usa o Facebook Messenger como uma ponte, familiar e fácil de usar, entre os cidadãos e os dados abertos da Câmara e do Senado. Pela página do projeto no Facebook, o usuário é guiado em um bate-papo automatizado para escolher até 4 parlamentares sobre os quais deseja receber, pelo Messenger, informações sobre projetos apresentados, discursos, votos, afastamentos, despesas e atuação em comissões.


Operação Serenata de Amor
Atualizado em 09/03/2017 9h58

Um grupo de oito pessoas lançou em 2016 uma proposta: usar os arquivos com informações sobre as despesas dos deputados que são reembolsadas pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar em um conjunto de programas de verificação e cruzamento de informações, para descobrir e denunciar possíveis irregularidades. O primeiro crowdfunding do projeto foi um sucesso, logo as descobertas chegaram ao noticiário nacional e os resultados rapidamente passaram a atrair mais participantes, entusiastas e seguidores.


Atlas Político
Atualizado em 03/05/2017 13h06

Usando o Dados Abertos da Câmara, o Atlas Político apresenta muito mais que as informações básicas sobre deputados (e outros políticos). Informa quanto custou a campanha de cada candidato eleito e quais foram seus financiadores, quais são os principais temas com que o parlamentar se envolve, a linha de atuação de cada um nas votações da Câmara em comparação com as orientações de Governo e Minoria... tudo isso com um mapa visual ideológico e um ranking dos deputados, elaborado a partir de dados objetivos.


AKAN - Acompanhamento de gastos de deputados
Atualizado em 03/05/2017 18h05

O aplicativo AKAN, feito para celulares e tablets com sistemas iOS e Android, tem seu nome vindo da palavra tupi "akangatu", que significa inteligência ou memória. Com ele, é possível acompanhar os gastos cobertos pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar de cada deputado, tanto pela soma geral quanto por categorias das despesas. A proposta surgiu em 2015 e foi desenvolvida entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade de Brasília (UnB). Mais recentemente, o grupo Visualize Mobile vem trabalhando em uma versão web da aplicação.


Vida Política
Atualizado em 03/05/2017 18h17

Que tal simular uma carreira política? Este jogo para web, iOS e Android usa dados reais — entre eles o Dados Abertos da Câmara — para que seus jogadores experimentem o caminho de militante partidário a Presidente da República, em meio a aliados (outros jogadores) e alianças partidárias, promessas e cumprimento delas, discursos, propostas e votações. Junto a essa evolução simulada, o jogo incorpora e exibe informações sobre os políticos reais, e o jogador ainda pode participar de campeonatos nacionais!


Política Esporte Clube
Atualizado em 09/03/2017 11h02

Mais ou menos na linha do CartolaFC, o Política Esporte Clube coloca você numa posição de um líder partidário, cuja missão é juntar os mais atuantes e influentes deputados federais em um superpartido. A cada semana, a atuação desses deputados na Câmara, de acordo com os Dados Abertos, são avaliadas por critérios objetivos para determinar a pontuação total de cada "partido" dos jogadores.