Ir para o conteúdo.

Página Comunidade

Projetos da Comunidade

Compartilhe e participe! Quanto mais gente usa os Dados Abertos da Câmara, mais úteis eles se tornam. Aqui você pode conhecer alguns exemplos de como as informações sobre as atividades legislativas podem ser vistas, cruzadas, exibidas e analisadas. E se você tiver criado alguma outra e quiser que ela apareça aqui, entre em contato!

Radar Governamental
Atualizado em 13/05/2019, 17h16

Serviço criado pelo escritório curitibano Celuppi Advogados em 2016, como um diferencial para seus clientes, que acabou ganhando vida própria. A plataforma une e uniformiza sob uma interface GraphQL, em um servidor Node.js, os Dados Abertos da Câmara aos de ministérios e de diversas outras casas legislativas brasileiras, de todas as esferas. O conjunto de informações parlamentares é usado para acompanhamento de processos legislativos e análises de impactos jurídicos dos trabalhos legislativos. Até maio de 2019, o Radar Governamental já tinha mais de 500 usuários entre empresas, associações, consultorias e outros escritórios de advocacia.


SigaLei
Atualizado em 13/02/2019, 16h46

O sigalei é o serviço de uma empresa sediada na cidade paulista de São Carlos para "empresas, sindicatos, ONGs, escritórios de advocacia e associações", como anuncia em seu portal. O Dados Abertos da Câmara é uma das fontes de dados na composição de um dashboard onde os clientes podem ver informações básicas sobre proposições do Congresso Nacional e cadastrá-las para acompanhamento. O recurso dos "radares" permite ao cliente receber alertas sempre que houver um discurso ou uma proposição a respeito de um ou mais temas, a partir de palavras-chaves escolhidas pelo usuário.


Operação Serenata de Amor
Atualizado em 09/03/2017 9h58

Um grupo de oito pessoas lançou em 2016 uma proposta: usar os arquivos com informações sobre as despesas dos deputados que são reembolsadas pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar em um conjunto de programas de verificação e cruzamento de informações, para descobrir e denunciar possíveis irregularidades. O primeiro crowdfunding do projeto foi um sucesso, logo as descobertas chegaram ao noticiário nacional e os resultados rapidamente passaram a atrair mais participantes, entusiastas e seguidores.


VotoBom.com
Atualizado em 07/02/2019, 17h20

Projeto pessoal de Wagner Cateb, um analista do Banco Central, que foi listado aqui pela primeira vez em agosto de 2018, mas aparentemente foi tirado do ar em algum momento após as eleições do mesmo ano. A partir das opiniões dos usuários sobre diversos assuntos discutidos no Congresso Nacional, o site permitia identificar os deputados que melhor os representavam, conforme os dados sobre votações no Plenário da Câmara. Os próprios usuários também podiam indicar quais das votações eram as mais representativas para a análise e a comparação com os parlamentares.


AKAN - Acompanhamento de gastos de deputados
Atualizado em 03/05/2017 18h05

O aplicativo AKAN, feito para celulares e tablets com sistemas iOS e Android, tem seu nome vindo da palavra tupi "akangatu", que significa inteligência ou memória. Com ele, é possível acompanhar os gastos cobertos pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar de cada deputado, tanto pela soma geral quanto por categorias das despesas. A proposta surgiu em 2015 e foi desenvolvida entre a Universidade Católica de Brasília (UCB) e a Universidade de Brasília (UnB). Mais recentemente, o grupo Visualize Mobile vem trabalhando em uma versão web da aplicação.


Vida Política
Link quebrado em 30/11/2022, 12h01

Que tal simular uma carreira política? Este jogo para web, iOS e Android usa dados reais — entre eles o Dados Abertos da Câmara — para que seus jogadores experimentem o caminho de militante partidário a Presidente da República, em meio a aliados (outros jogadores) e alianças partidárias, promessas e cumprimento delas, discursos, propostas e votações. Junto a essa evolução simulada, o jogo incorpora e exibe informações sobre os políticos reais, e o jogador ainda pode participar de campeonatos nacionais!


Política Esporte Clube
Link quebrado em 30/11/2022, 12h02

Mais ou menos na linha do CartolaFC, o Política Esporte Clube coloca você numa posição de um líder partidário, cuja missão é juntar os mais atuantes e influentes deputados federais em um superpartido. A cada semana, a atuação desses deputados na Câmara, de acordo com os Dados Abertos, são avaliadas por critérios objetivos para determinar a pontuação total de cada "partido" dos jogadores.


Congresso em Chamas
Link quebrado em 30/11/2022, 11h47

Um engenheiro mecânico que trabalha em programação e automação usou o Dados Abertos da Câmara para um projeto que o ajudasse a estudar as tecnologias de desenvolvimento para web e, ao mesmo tempo, tivesse uma utilidade social. O portal de Gabriel Robaína, carioca radicado na cidade catarinense de Jaraguá do Sul, integra os dados de deputados, proposições e despesas parlamentares com a API do Google News e técnicas de geração de gráficos. O projeto, ainda em desenvolvimento, começou sobre a plataforma Heroku App mas logo foi migrado para Amazon Web Services, e tem código aberto no GitHub.


Pectômetro
Link quebrado em 30/11/2022, 11h49

Parte do projeto de graduação de Simone Diogo de Souza na Faculdade de Direito da PUC-MG, sob orientação da prof. Renata Furtado de Barros, o Pectômetro – representado ao lado pela sua personagem e mascote Apotinet – propõe uma forma de cálculo dos custos de aprovação de Propostas de Emenda à Constituição, com base no número de votações e no "salário por hora" de deputados, senadores e presidente da República. A fórmula, apresentada no primeiro semestre de 2019, ainda seria aperfeiçoada no semestre seguinte, segundo orientada e orientadora. O site usa a API do Dados Abertos e foi desenvolvido por uma equipe de alunos e professores do curso de Engenharia de Software da PUC-MG sobre a plataforma web HerokuApp. Segundo Simone, em abril de 2019, o site seria incorporado ao portal de notícias da universidade.


InfoJá
Link quebrado em 30/11/2022, 11h51

Voltado para quem quer acompanhar a tramitação de proposições na Câmara dos Deputados, este app para Android também dá acesso às informações básicas sobre cada deputado e tem uma "pegada" didática, com explicações sobre o Congresso, a Câmara, o Senado Federal e outras entidades importantes do processo republicano. O aplicativo foi criado pela mestranda paulista Larissa Zimmermann para disputar o Concurso App Legislativo 2017 da Câmara.


Monitora, Brasil
Link quebrado em 30/11/2022, 11h53

Vice-campeão do primeiro hackathon realizado pela Câmara, em 2013, o aplicativo para acompanhamento de gastos e atividades de deputados e senadores se popularizou e cresceu. Teve versões para iOS e Android para permitir o acompanhamento de projetos de lei e outras proposições, mas ao fim de 2022 os aplicativos já não estavam mais disponíveis. Tem uma página no Facebook para discussões e notícias de política, e havia um chatbot em seu site. Um de seus colaboradores foi Gustavo Warzocha Cruvinel, servidor da Câmara que fez uma pesquisa muito útil para o projeto do novo serviço de Dados Abertos.


A Nova Voz
Link quebrado em 30/11/2022, 11h57

Projeto de um estudante da Unisinos, de Porto Alegre, que usa o Facebook Messenger como uma ponte, familiar e fácil de usar, entre os cidadãos e os dados abertos da Câmara e do Senado. Pela página do projeto no Facebook, o usuário é guiado em um bate-papo automatizado para escolher até 4 parlamentares sobre os quais deseja receber, pelo Messenger, informações sobre projetos apresentados, discursos, votos, afastamentos, despesas e atuação em comissões.


Atlas Político
Link quebrado em 30/11/2022, 11h59

Um dos projetos mais antigos com o Dados Abertos da Câmara, o Atlas Político apresentava muito mais que as informações básicas sobre deputados (e outros políticos): quanto custou a campanha de cada candidato eleito e quais foram seus financiadores, quais os principais temas com que cada parlamentar se envolvia, a linha de atuação de cada um nas votações da Câmara em comparação com as orientações de Governo e Minoria... tudo isso com um mapa visual ideológico e um ranking dos deputados, elaborado a partir de dados objetivos.